sábado, 24 de maio de 2014

Evento: XIV Encontro Estadual de História do Ceará

XIV Encontro Estadual de História do Ceará.
A historiografia contemporânea e seu caráter libertário - as contribuições de Marc Bloch.
25 a 29 de agosto.
Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), Limoeiro do Norte-CE.

A SEE estará presente neste encontro com um Simpósio Temático e um Minicurso:

Simpósio Temático: História do Esporte e das Práticas Corporais: estratégias e possibilidades de estudos socioculturais interdisciplinares

Artur Alves de Vasconcelos - Ms / Doutorando em sociologia UFC
Caio Lucas Morais Pinheiro - Mestrando UECE

Resumo: O esporte moderno tem se configurado como fenômeno sociocultural privilegiado na análise do cenário contemporâneo e na reflexão histórica. Parte importante do processo civilizador, elemento dinamizador da grande indústria do entretenimento ou indústria cultural, aposto essencial hoje aos Estados Nacionais como suporte identitário, o esporte vem figurando como objeto dos mais variados estudos nas Ciências Sociais, refletindo de forma exacerbada determinados fenômenos ou sendo parte integrante destes. Reflexões e análises de importantes cientistas sociais, antropólogos e historiadores, entre eles Norbert Elias, Pierre Bourdieu, Loїc Wacquant, Roberto DaMatta, Luiz Henrique de Toledo, Arlei Sander Damo, Hilário Franco Júnior e Bernardo Buarque de Hollanda, contribuíram para ratificar a relevância do esporte como campo e como objeto de investigação social. Nessa perspectiva, o presente Simpósio Temático objetiva tornar-se espaço de debates sobre análises, estudos e pesquisas em andamento ou concluídos que tenham o esporte como catalizador empírico e/ou teórico de reflexão em sua relação com as culturas e as sociedades. O objetivo é reunir análises sobre a questão esportiva relacionadas às mais diversas problemáticas numa perspectiva interdisciplinar e plural, contemplando temáticas como esporte e violência, esporte e cultura urbana, memória dos esportes, integração social, organizações sociais, políticas públicas, identidade, Megaeventos e seus legados, questões de gênero, educação formal e informal, corporalidade, performances, carreira profissional, relações de poder, mídia e produção de idolatria, globalização, sociabilidade, amadorismo e profissionalismo, dentre outras. Esta proposta está vinculada ao grupo de estudos e pesquisas "Sociedade de Estudos em Esporte" (SEE), da Universidade Federal do Ceará (UFC).


Minicurso: Megaeventos esportivos no Brasil: propostas para uma análise interdisciplinar

Prof. Ms. Airton de Farias - Rede Pública e privada do ensino fundamental
Artur Alves de Vasconcelos - Ms em Sociologia (UFC)
Caio Lucas Morais Pinheiro - Mestrando em História (MAHIS-UECE)

Resumo: Este minicurso tem como objetivo debater a presença dos Megaeventos Esportivos nas principais cidades do Brasil. Os jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007, a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016 são os assuntos que nortearão as várias questões ligadas a esses eventos, como as parcerias público-privadas entre o Estado e a FIFA, a construção de modernas arenas, as obras de mobilidade urbana, a participação da população e as suas manifestações nesse período. O fundamento teórico do minicurso formula-se a partir das contribuições de sociólogos, antropólogos e historiadores, entre eles, Arlei Damo (UFRGS), Martin Curi (UERJ), Airton de Farias (UFC), Radamés Rogério (UESPI) e Leonardo Vasconcelos (UECE). Tomando a experiência de Fortaleza, cidade-sede da Copa do Mundo de 2014, propõe-se analisar a inserção desses eventos de grande porte, envolvendo uma série de transformações no mundo urbano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário